
O trem deve chegar até nós!
14 de janeiro de 2020
Pagamento do Bolsa Família começa dia 20
15 de janeiro de 2020Em defesa de 455 mil trabalhadores!

Você sabe, em números, a relevância do setor têxtil para a economia de Americana e região?
São aproximadamente 600 empresas que geram 30 mil empregos diretos e praticamente o dobro de indiretos. Estas indústrias produzem 100 milhões de metros de tecido plano por mês – quantidade mais que suficiente para cobrir de tecido duas voltas completas sobre a Terra!
É uma enormidade em relevância e não só para a região. Mais de 8 mil empresas têxteis estão instaladas no estado de São Paulo e são responsáveis pela contratação de cerca de 455 mil profissionais.
O setor produz 600 mil toneladas de fios, malhas e tecidos e é responsável pela confecção de 2 bilhões de peças, de acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, o Sinditec, que completou 30 anos na luta pela indústria têxtil de pequeno, médio e grande porte.
Os esforços até aqui renderam excelentes resultados. A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Setor Têxtil e de Confecção do Estado de São Paulo, da qual fui presidente durante praticamente 12 anos, conseguiu zerar as alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos têxteis.
A alíquota, que era de 18%, caiu primeiramente para 12%, em seguida para 7% até chegar a 0% sobre produtos têxteis nas vendas para o comércio. Foi uma grande batalha e vencemos.
A luta, no entanto, continua. Por isso aceitei o convite da deputada que preside o grupo, Carla Morando, para ser colaborador da Frente Têxtil Paulista.
Sigo meu trabalho de contribuir para o desenvolvimento deste setor que é o segundo maior gerador de empregos diretos e indiretos do país e faz parte da vida de Americana.
Gostou do conteúdo? Confira também: Ouçam Greta Thunberg ou você já foi às Ilhas Maldivas?