
Chico recebe empresários e promete falar com MP
15 de dezembro de 2020
Chico recebe empresários do setor têxtil
15 de dezembro de 2020Chico Sardelli é eleito prefeito de Americana

O ex-deputado Chico Sardelli (PV) foi eleito domingo (15) prefeito de Americana para o mandato 2021-2024. A coligação Experiência para Americana Avançar, que tem o vereador Odir Demarchi (PL) como vice, recebeu 40.014 votos válidos.
Chico destacou o caráter pluralista que pretende imprimir em seu mandato. “Agradeço cada cidadão que acompanhou nossa campanha limpa. Os resultados demonstram que a população está interessada em propostas para Americana. Com amor e respeito pelas pessoas, faremos a Americana que sempre sonhamos. Não tenha dúvida nenhuma de que vamos governar para todos”, declarou.
Sardelli relembrou que venceu 11 liminares contra fake news lançadas durante o período eleitoral. “Foi uma campanha pesada e a população teve de conviver com ataques inclusive contra as famílias dos candidatos. Felizmente a positividade venceu! Vamos administrar com transparência e carinho pela cidade”.
BIOGRAFIA
Chico Sardelli nasceu no Cordenonsi, em Americana, e tem 64 anos. Filho mais velho dos imigrantes italianos Vincenzo Sardelli e de Tereza Pulcini Sardelli e irmão de Tomaso e Maria Giovana, ele é empresário desde os 16 anos, quando assumiu os negócios da família após a morte prematura do pai.
Chico é casado com Lionela Ravera e pai de Franco Ravera Sardelli. Em 2020 se tornou avô de Frederico. Chico é formado em Administração de empresas pela Unisal com pós-graduação em Los Angeles e na Itália.
Primeiro à frente da Sardelli Camisas Promocionais e depois como idealizador do Shopping das Confecções Via Direta, Sardelli sempre teve a vida ligada ao setor têxtil, principal atividade econômica de Americana.
Na vida pública, Chico teve a primeira experiência como candidato a vice-prefeito do falecido ex-prefeito Abdo Najar em 1988. Em 1990 tornou-se presidente do Rio Branco Esporte Clube e foi responsável pela montagem da equipe que chegou à elite do Campeonato Paulista e revelou alguns dos maiores ídolos do clube.
De lá pra cá, Chico foi deputado federal por dois mandatos (de 2000 a 2006) e estadual por três (de 2007 a 2018), sendo responsável por trazer milhões em verbas para Americana e para a região.
Como deputado, tem mais de 40 projetos de lei aprovados e 120 propostos ao longo de sua carreira política. A valorização do setor têxtil, o fortalecimento das guardas municipais e o desenvolvimento social das cidades foram os três pilares dos seus mandatos, que atenderam mais de 300 municípios paulistas. Suas raízes, no entanto, nunca foram esquecidas. Chico trouxe para Americana programas e recursos voltados à infraestrutura e para a promoção da educação, do esporte e da qualidade de vida das famílias americanenses.
Chico é considerado patrono das guardas municipais do Estado, pois sempre lutou pela valorização da corporação. É graças a uma iniciativa sua, quando foi deputado, que as guardas podem receber recursos estaduais e federais para melhorias das suas estruturas.
Chico tem uma lista de conquistas por Americana. Na educação, foi responsável pela vinda da Univesp, a primeira universidade pública e gratuita da cidade; pela obra da creche do Jardim Boer e por investimentos em associações e entidades educativas e bibliotecas. Também conseguiu recursos para a reforma do Mercado Municipal e o recape de vias importantes do município, como a Rua Iacanga e a Avenida de Cillo.
Fã de esporte e jogador de futebol nas horas vagas, Chico é vice-presidente da Federação Paulista. No esporte amador, obteve inúmeros apoios e patrocínios que incentivaram o desenvolvimento de atletas na nossa cidade.
A candidatura de Chico foi pautada na saúde de qualidade, na geração de empregos e na descentralização dos serviços da Prefeitura.