
Chico é confirmado como candidato a prefeito e defende a descentralização dos serviços públicos
18 de setembro de 2020
5 fatos que você não sabia sobre o OMA – Observatório de Americana
25 de setembro de 2020Dia Mundial sem Carro: seja você a mudança!

O Brasil possui 54.715.488 automóveis, de acordo com dados de 2018 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), enquanto que somente o município de Americana possui 112.905. Isso significa que temos aproximadamente um carro para cada dois habitantes, demonstrando claramente o quanto precisamos fomentar opções mais sustentáveis de transporte. A conscientização dos problemas causados pelo uso excessivo de automóveis e a necessidade do uso responsável são lembrados mundialmente em 22 de setembro, o “Dia Mundial sem Carro”.
É muito importante ressaltar que o objetivo desta data é justamente demonstrar que existem alternativas sustentáveis e que precisamos de políticas públicas consistentes para mudar essa realidade, que reflete diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. É claro que o carro tem grande utilidade, especialmente na vida urbana. No entanto, o desenvolvimento e o crescimento das cidades exigem ações de melhorias na mobilidade urbana e, consequentemente, na rotina diária da população, diminuindo os impactos ambientais.
Os investimentos no transporte público de qualidade devem ser a prioridade quando falamos em alternativas ao automóvel. Paralelamente a isso temos a grande necessidade de ampliarmos a quantidade e qualidade de ciclovias, pistas de caminhada e de corridas, que garantam segurança a ciclistas e pedestres. Um movimento que tem crescido, especialmente nas grandes cidades, é o sistema de caronas, que diminui os veículos em circulação e ainda incentiva a socialização, a amizade e estimula a cooperação entre os indivíduos.
O primeiro pensamento quando falamos desta data pode ser: um dia não vai fazer diferença. Mas é nesse momento que precisamos lembrar que a atitude individual impacta diretamente no coletivo. Uma boa oportunidade para colocarmos em prática um dos ensinamentos de Mahatma Gandhi: “seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Gostou? Confira também: Nossa história não vai virar cinzas