No caminho do progresso

Recebo com otimismo a mais nova ação do governo federal para promover o desenvolvimento econômico em nosso país.
O Programa Brasil Mais pretende capacitar mais de 250 mil empresários em parceria com entidades corporativas especializadas no assunto. O objetivo é um só: melhorar a gestão e a produção de micro e pequenas empresas – as que mais geram empregos e as principais responsáveis pelo giro econômico. Melhor notícia não há.
O Brasil enfrenta uma onda de desemprego que atinge 12,6 milhões de pessoas. Os dados mostram que 11,9% da população está sem carteira assinada e procurando entrar no mercado de trabalho formal. A informalidade chegou a 41%, o que representa um contingente de 38,4 milhões de pessoas. Os números demandam ações imediatas.
E foi o que ocorreu. As expertises do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas) serão disponibilizadas ao setor produtivo através de quatro linhas de treinamento profissional.
A primeira delas, focada em otimização, vai abranger 200 mil empresas; a segunda, voltada à transformação digital, pretende beneficiar 50 mil pessoas jurídicas. O ramo da chamada Economia 4.0 quer impactar seis mil empresas, e uma última, de “conduta ou sensibilização”, projeta envolver dois milhões de pessoas. A meta do governo é concluir as capacitações até 2022.
Mais de R$ 1 bilhão serão destinados ao programa, que irá integrar os serviços do Senai e Sebrae e disponibilizar uma plataforma única para a difusão de informações e oportunidades para o aperfeiçoamento contínuo, o aumento da produtividade e a transformação digital das empresas brasileiras, com foco especial nas de micro, pequeno e médio porte – conforme anúncio da proposta.
As micro e pequenas empresas concentram 99% dos negócios do país e são responsáveis por 27% do PIB (Produto Interno Bruto), segundo o Sebrae. O Programa Brasil Mais será, segundo o governo federal, o 2º maior programa de produtividade do mundo e o maior em transformação digital da América Latina.
São números grandiosos que revelam uma só verdade: o Brasil está no caminho do progresso.
Gostou do conteúdo? Confira também: Ouçam Greta Thunberg ou você já foi às Ilhas Maldivas?