
Curiosidades que você precisa saber sobre o Parque Ecológico de Americana
29 de maio de 2020
Chico conquista mais R$ 1,44 mi para combate ao coronavírus
4 de junho de 2020A retomada consciente da vida normal

Chegou o momento de viver o novo normal. A epidemia global do coronavírus nos impôs um estilo de vida muito mais cuidadoso nos modos e bem menos afetuoso do que nós, brasileiros, gostamos. É preciso coragem e desprendimento do passado para aceitar a mudança, adotar hábitos conscientes e “ir tocando em frente”, como traz a canção.
Americana respira ares de otimismo e esperança com a reabertura gradual do comércio a partir deste mês de junho. Lojistas e trabalhadores estão prontos para retomar as atividades comerciais, respeitando todas as medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19.
Reconheço que o retorno gradual e seguro da atividade econômica exige autocontrole e algum grau de desconforto de cada cidadão habituado à proximidade como demonstração de apreço e afeto. Mas adotar as medidas sanitárias e de higiene pessoal e respeitar o distanciamento e o uso de máscaras são exemplos de civilidade e de responsabilidade coletiva. Devemos viver esse esforço coletivo, essencial para uma retomada segura e saudável da convivência social.
Em Americana, lojas de rua, escritórios e imobiliárias estão autorizadas a funcionar quatro horas por dia, em período à escolha do comerciante. A Prefeitura não estipulou horário fixo, ficando a cargo de cada empresário a atividade por no máximo quatro horas diárias.
Além disso, o número de clientes atendidos por cada comércio não pode ser maior do que o de vendedores e é obrigatório o uso de máscaras por todos, consumidores e funcionários, além do distanciamento social mínimo de 1,5 metro.
Nós americanenses precisamos adotar com afinco estas e as demais normas de higiene e de limpeza, para avançarmos na escala desenvolvida pelo governo estadual e, em breve, reabrir também restaurantes, salões de beleza e barbearias.

Este é, repito, nosso novo normal. Com fé e dedicação, conseguiremos. A persistência é o caminho do êxito, já disse Charles Chaplin.
Gostou do conteúdo? Confira também: Ações das quais me orgulho de ter participado