
Dengue cai drasticamente em Americana
10 de junho de 2020
Ele chegou
16 de junho de 20205 ações que você pode fazer na sua casa para ajudar o meio ambiente

Ter uma casa sustentável lhe parece algo fora da realidade ou que requeira muito investimento financeiro? Se sua resposta é “sim”, você está equivocado. Ser ecologicamente comprometido e colaborar com o meio ambiente é algo bem fácil e importante, que está ao seu alcance.
Tudo passa por uma simples atitude: mudança de hábitos. Você só precisa saber como colaborar com a sustentabilidade por meio de ações simples, como apagar as luzes quando não estiver usando, reutilizar água e descartar itens recicláveis da maneira adequada.
Por isso, preparamos cinco dicas que irão lhe ajudar a manter a sua casa e o meio ambiente mais saudáveis sem muito esforço ou investimento. Confira:
1. Separe o lixo reciclável

A época de jogar tudo em um mesmo saco e colocar na lixeira passou. Embalagens plásticas, vidros e metais levam anos – às vezes até séculos – para se decomporem, obrigando a ampliação do número de aterros sanitários e, consequentemente, aumentando a poluição do solo e do meio ambiente.
Destine um cesto exclusivo para material reciclável e crie o hábito de separá-lo do lixo orgânico. Americana está entre os vários municípios que possuem serviço de coleta seletiva e parceria com cooperativas de reciclagem. Também existem “catadores” avulsos que passam pelas ruas recolhendo esse tipo de material.
O óleo usado também não pode ser descartado diretamente na rede de esgoto ou na terra. Ele deve ser separado e entregue para reciclagem. Existem algumas pessoas que utilizam, por exemplo, para a produção de sabão. Procure se informar na Secretaria de Meio Ambiente ou com seus conhecidos.
2. Aproveite a água da chuva
Se você mora em uma casa, pode criar um sistema simples de captação de água pluvial. Com baldes ou tambores estrategicamente posicionados, você pode recolher e armazenar a água da chuva e utilizá-la para lavar o quintal e regar as plantas, por exemplo. Lembre-se, apenas, de manter os recipientes fechados para evitar contaminação e riscos de dengue.
Você também pode aproveitar a água utilizada na máquina de lavar roupas. Ao invés de eliminá-la direto na rede de esgoto, armazene a água usada em um tanque ou programe-se para lavar o quintal enquanto lava as roupas. Você vai diminuir, inclusive, o consumo de produtos de limpeza, pois a água da lavagem já sairá com sabão.
3. Diminua o consumo de descartáveis

Pratos plásticos, copos, talheres, sacolas de supermercado, embalagens de isopor e garrafas pet são tão agressivos ao meio ambiente quanto sua praticidade. Em um planeta cada vez mais populoso e com os recursos se tornando escassos, utilize, sempre que possível, objetos retornáveis. Além de melhores para o meio ambiente, costumam ser mais resistentes.
Mas se realmente for necessário comprar produtos em embalagens difíceis de descartar, procure reutilizá-las. Potes de vidro e de plástico podem ser utilizados para armazenar temperos, cereais, sobras de alimentos na geladeira e produtos de limpeza. Quanto mais tempo um item for utilizado, mais ele vai demorar para ser descartado no meio ambiente, e você ainda economiza com tupperware.
4. Reduza o consumo de energia elétrica

Economizar energia é importante não só para diminuir sua conta de luz, mas para manter os recursos naturais e diminuir os impactos ambientais. A escassez de chuvas, por exemplo, obriga as distribuidoras a substituírem a energia produzida por usinas hidrelétrica por fontes mais poluentes, como as termelétricas.
Hábitos simples podem ajudar a diminuir o consumo: apagar as luzes de ambientes vazios; manter o chuveiro fechado enquanto ensaboa os cabelos; utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar, diminuindo o número de lavagens entre outros.
Aproveite a luz natural: enquanto não for possível instalar painéis de energia solar, deixe as janelas abertas e sem cortinas, isso aumenta a luminosidade e diminui a necessidade de lâmpadas acesas durante o dia. E quando for necessário o uso destas, prefira sempre as de LED. Elas consomem metade da energia de uma fluorescente e cerca de oito vezes menos que as lâmpadas incandescentes.
5. Cultive hortas e plantas
Ter uma pequena horta pode ser benéfico em vários sentidos. Você pode aproveitar embalagens descartáveis de margarina e garrafas pet, e assim diminuir o descarte de itens plásticos. As hortas podem ser feitas até na vertical, em uma sacada ou área de serviço que bata sol. Assim, você produz seu próprio tempero e diminui o uso de produtos com agrotóxico.
Mantenha, também, plantas nos ambientes. Elas são muito importantes para a purificação do ar, pois consomem o gás carbônico e liberam oxigênio no ambiente. Portanto, tê-las por perto é sempre de grande ajuda. Procure por plantas que suportem ambientes fechados ou com luz indireta, como antúrios, begônias, samambaias entre outras, pois são mais resistentes.

Gostou do conteúdo? Confira também: Curiosidades que você precisa saber sobre o Parque Ecológico de Americana