
O novo normal na educação
14 de julho de 2020
10 ações culturais para você focar na quarentena!
17 de julho de 2020Conheça as 4 ações do Chico pelas Guardas Municipais

Legenda: Sessão solene da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais na Alesp em 2017, na mesa com o Delegado Olim.
Chico Sardelli é patrono das Guardas Municipais do Estado de São Paulo por um motivo muito especial: seu carinho e admiração pelo trabalho desenvolvido pelos patrulheiros. Chico defende a atuação da guarda como serviço essencial na garantia da segurança pública e a coragem destes homens e mulheres diante dos riscos pessoais gerados pela pandemia só reforçam esta visão.
Este relacionamento de amizade com as guardas se deve também à sua experiência como presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais na Assembleia Legislativa. Conheça as principais ações do Chico para garantir melhores condições de trabalho para os patrulheiros.
1 – Investimento de recursos direto nas Guardas
Chico é autor da lei que permite a destinação de recursos públicos do governo estadual diretamente para as guardas municipais. Desde 2016 não é necessário que os valores sejam depositados nos cofres da prefeitura para depois serem encaminhados às corporações.
A norma garante a agilidade necessária para oferecer boas condições de trabalho aos guardas, como a compra de novos equipamentos, coletes à prova de balas e uniformes para a corporação.
Graças à lei de Sardelli, o governo do estado destinou R$ 400 mil diretamente para a GAMA (Guarda Municipal de Americana) em setembro de 2019. Os valores foram aplicados na compra de motos e equipamentos de segurança, como armas de choque.
2 – Gratuidade na renovação da CNH dos guardas
Em 2017 Chico apresentou projeto de lei estendendo aos guardas municipais a gratuidade na renovação, adição ou mudança de categoria da carteira de habilitação. O benefício foi concedido aos policiais militares e civis, bombeiros e agentes penitenciários pelo governo estadual.
A proposta está pronta para ser votada e um dos sonhos do Chico é vê-la se tornar realidade. “O Poder Executivo Estadual brilhou por conceder esse benefício a algumas categorias das forças de segurança pública. Infelizmente os guardas municipais não foram incluídos. Visando sanar esta desigualdade apresentamos esse projeto de lei, contemplando também os GCMs (guardas civis municipais), que tanto trabalham e colaboram com a segurança da população”, justificou Sardelli.
3 – Acesso das guardas ao INFOCRIM
Outro projeto de Chico Sardelli pronto para ir à votação assegura o acesso das Guardas Municipais ao Sistema de Informação Criminal (INFOCRIM), um banco de dados que permite aos patrulheiros melhorar o atendimento à população ao consultar antecedentes criminais e ocorrências.
O sistema faz o mapeamento on-line da violência, e com base em dados, permite a distribuição de equipes e recursos em áreas onde a presença da Guarda é mais essencial.
4 – Parceria para a conclusão de obras na Gama
Os patrulheiros da Gama realizaram em 2015 um feito exemplar: ergueram com as próprias mãos o novo vestiário para o efetivo em Americana.
Os guardas atuavam normalmente para garantir a rotina de segurança da cidade e, nas horas de folga, trabalharam na construção dos vestiários feminino e masculino, com materiais conquistados por eles através de doações.
Chico foi procurado por integrantes da corporação e intermediou a realização das obras de cobertura dos vestiários, realizada pela empresa Coberaço. O proprietário da Coberaço, Paulo Carvalho, declarou à época que cerca de R$ 64 mil foram aplicados na colocação de 360 m² de estrutura metálica, com telha termoacústica.
Para Sardelli, o resultado comprova o carinho dos americanenses pela Guarda. “A Gama sempre apresenta um trabalho de qualidade e acredito que estas doações são fruto do reconhecimento dado pela população de Americana”.

Gostou do conteúdo? Confira também: 5 ações de Chico Sardelli pela Educação e Cultura de Americana