
Administrações Regionais de Americana: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto
1 de maio de 2020
Organização de saúde defende retomada econômica com equilíbrio
7 de maio de 2020Devemos apoiar os empreendedores locais

Em anos eleitorais, muitos se fala em “atrair empresas” para “gerar empregos” nas cidades. Aparentemente faz sentido, pois novas empresas precisam de novos funcionários. O que praticamente ninguém se propõem a fazer, no entanto, pode ser muito mais eficaz para obter o resultado desejado.
Precisamos, em primeiríssimo lugar, apoiar os empreendedores locais. Devemos de imediato apoiar as empresas instaladas na cidade, que têm potencial para aumentar sua produtividade.
Faça as contas comigo, caro leitor. A atração de empresas demanda um esforço tremendo para convencer o novo empresário a se instalar em Americana em vez de ir para outra cidade ou estado. Esta argumentação inclui a oferta de benefícios fiscais cada vez maiores para competir com outros municípios. É praticamente um leilão: quem dá mais leva o prêmio.
Já o incentivo ao empreendedor instalado na cidade tem outras vantagens, a listar. A primeira delas: o empresário local conhece o município, a oferta de profissionais existente e gosta de onde está. Se não, teria se mudado. É um fator a ser levado em consideração uma vez que o incentivo necessário para ampliar uma linha de produção, por exemplo, pode ser menor e trazer resultados mais rápidos do que aquele capaz de erguer uma empresa “do zero”.

Segundo: todo empreendedor deseja ver seu negócio e sua cidade prósperos. Ninguém abre uma empresa pensando em desistir ou teria abandonado o plano ainda na etapa de superação da complexidade fiscal e legislativa.
O esforço tremendo para vencer a burocracia assegura que o empreendedor acredita em sua ideia, em seu negócio e nas pessoas que caminharão com ele em busca do sucesso profissional.
Terceiro ponto, este mais alinhado ao Poder Público: as administrações têm capacidade de formar profissionais de acordo com a demanda local. Em cidades com tradição têxtil, como é o caso de Americana, por exemplo, é comum a oferta de cursos gratuitos para capacitar trabalhadores. Há expertise acadêmica à disposição e é necessário aproveitar tal conhecimento.
Os componentes para o crescimento econômico estão disponíveis, apenas dispersos. É preciso vivência e conhecimento para uni-los e obter o melhor resultado: a geração de emprego e renda. O benefício é de todos.
Gostou do conteúdo? Confira também: O desejo de retomar a vida