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17 de setembro de 20206 dicas para empreender em Americana

Momentos de crise muitas vezes se transformam em oportunidade. Segundo a Junta Comercial do Estado de São Paulo, em agosto de 2020, a região de Americana registrou recorde histórico de abertura de novas empresas.
É natural, no entanto, que muitas dúvidas surjam no empreendedor antes de começar um negócio. Pensando nisso, elencamos aqui 6 dicas que irão te ajudar a planejar melhor seu empreendimento e se tornar um empresário promissor.
1- Elabore um Plano de Negócio
Planejamento é essencial para tudo na vida e na área empresarial se torna imprescindível. Um negócio que começa sem a devida preparação tende a fracassar.
Antes de abrir sua empresa, análise aspectos como público-alvo, concorrência, aceitação de seu produto ou serviço no mercado, potenciais clientes etc.
Também é preciso fazer um levantamento dos custos envolvidos no negócio, tanto para abrir, quanto para manter a empresa. Tenha um bom capital inicial para que a empresa seja sustentável até que comece a dar lucro.
2- Escolha o local adequado
O ponto comercial é muito importante. Não adianta você ter produtos de qualidade se o consumidor tem dificuldade de chegar até você. Se sua empresa presta serviços externos, avalie também a distância entre seu local de trabalho e seus principais clientes.
Além disso, o espaço precisa estar adequado ao tipo de serviço oferecido. Seja uma loja ou prestadora de serviço, o ambiente deve oferecer conforto e fazer com que o cliente se sinta acolhido.
Uma nova tendência para prestadores de serviço é utilizar o serviço de coworking (um espaço físico para quem precisa de um endereço esporádico para reuniões ou conferências) ou mesmo um local permanente onde as despesas são divididas.
3- Defina o tipo de empresa
São várias as composições empresariais permitidas na legislação brasileira. O empreendedor deve optar por aquela que se adeque à sua realidade.
As mais comuns para empreendedores autônomos são MEI (Microempreendedor Individual), EI (Empresário Individual) e EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), modalidades que não necessitam de sócios.
Se o sonho de empreender for em conjunto, existem opções de sociedade em que cada membro se torna responsável, proporcionalmente, pelo percentual do capital investido.
4- Defina o porte da empresa
Micro, pequena ou grande? O porte da empresa é definido pelo seu faturamento. Antes de abri-la, o empreendedor deve fazer uma previsão de receitas, com base em seu plano de negócio, para definir em qual irá se enquadrar.
A definição do porte da empresa interfere diretamente nas exigências, valor e forma de tributação e contribuições a serem recolhidas. O porte poderá ser alterado futuramente caso, por exemplo, o faturamento da empresa aumente ou diminua significativamente.
Algumas empresas de micro e pequeno porte podem se enquadrar no Simples Nacional, sistema com tributação menor e arrecadação simplificada em relação a empresas fora deste sistema.
5- Consulte entidades de apoio
É sempre bom ter com quem contar, por isso, procurar por especialistas pode fazer toda a diferença na hora de decidir se é o momento de abrir seu próprio negócio.
Um exemplo é o Sebrae, entidade sem fins lucrativos que oferece consultoria e capacitação tanto para quem deseja empreender, quanto para as empresas que já estejam estabelecidas no mercado. A única exigência é que seja de micro ou pequeno porte.
Também é possível buscar apoio em entidades representativas de cada segmento, como a Associação Comercial, sindicatos patronais, conselhos de classe entre outros.
6- Escolha um bom contador
O contador é o profissional responsável por lidar com toda a área financeira, econômica e patrimonial da empresa. Este serviço é obrigatório no processo de abertura e enquanto a empresa se mantiver ativa.
É o contador que vai assessorar a empresa nos setores fiscal, tributário e trabalhista. Portanto, é importante escolher um contador ou escritório contábil qualificado.
Os valores do serviço de contabilidade variam de acordo com a tabela do prestador e com o tipo de contrato estabelecido entre empresa e contador.
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