
7 Obras de Autores Americanenses que você precisa conhecer
4 de setembro de 2020
6 dicas para empreender em Americana
11 de setembro de 2020Vida real e idosos digitais

Estamos diante de um número cada vez maior de pessoas idosas extremamente ativas e que ainda podem contribuir muito com a nossa vida em sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como idoso todo indivíduo com 60 anos ou mais. Americana possui 31.581 pessoas que se enquadram como idosas, sendo 17.705 mulheres e 13.876 homens, segundo o mais recente Informativo Socioeconômico divulgado, o que representa cerca de 13% da população total da nossa cidade. Essa parcela é bastante significativa e medidas específicas são necessárias para que essas pessoas não sejam excluídas, que vivam com qualidade e tenham acesso aos serviços públicos.
A Agência Brasil divulgou, no fim do mês de agosto, o resultado da pesquisa “Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade” mostrando que os idosos no Brasil sentem-se excluídos do mundo digital. O estudo realizado consultou, entre 25 de janeiro e 2 de março de 2020, 2.369 pessoas com mais de 60 anos, nas cinco regiões do país, e tem margem de erro de até 2,5 pontos percentuais. Um dos assuntos abordados pela pesquisa mostra que o mundo digital ainda não é realidade para a grande maioria dos idosos: apenas 19% dos idosos fazem uso efetivo da rede. E ainda: 72% da população da terceira idade nunca utilizou um aplicativo e 62% nunca utilizou redes sociais.
Diante desta realidade, é imprescindível entender que o idoso precisa de políticas públicas especiais e imediatas, de ações eficazes que atendam suas novas necessidades. O mundo moderno é digital, a rotina de vida está cada vez mais virtualizada e, se buscamos uma Americana realmente preparada para o futuro, não podemos deixar que esse percentual tão importante da nossa população seja esquecido. A vida real precisa de idosos digitais.

Gostou? Confira também: 7 Obras de Autores Americanenses que você precisa conhecer.