
Attraversiamo
15 de abril de 2020
10 filmes legais para você assistir com a família nesta quarentena
17 de abril de 2020Economia brasileira deve encolher 5,3% com coronavírus

O FMI (Fundo Monetário Internacional) projetou uma redução de até 5,3% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o que vai levar a economia nacional à recessão, segundo o órgão. O impacto em todo o mundo será de um encolhimento médio de 3%, de acordo com dados do Fundo divulgados nesta terça-feira (14).
As estimativas consideram o impacto da pandemia de coronavírus, que já contaminou mais de 2 milhões de pessoas no planeta.
A recessão deve atingir tanto as economias avançadas quanto os mercados em ascensão, segundo o FMI. O Banco Mundial já havia previsto um quadro de encolhimento da economia brasileira da ordem de 5%.
Para o economista-chefe do FMI, não é possível ter exatidão nas estimativas. “À medida que os países implementam as quarentenas e práticas de distanciamento social necessárias para conter a pandemia, o mundo passa por um grande bloqueio. A magnitude e a velocidade do colapso da atividade que se seguiu é diferente de tudo o que foi experimentado em nossas vidas”, informou no ofício divulgado pelo órgão.
O fundo monetário prevê que, caso as atividades econômicas sejam retomadas no segundo semestre de 2020, o Brasil pode crescer 2,9% no próximo ano. Já o crescimento global seria de 5,8%, caso a pandemia seja controlada até junho.
As perdas mundiais estimadas pelo Fundo chegam a 9 trilhões de dólares, o que corresponde à soma das economias do Japão e da Alemanha.
Gostou do conteúdo? Confira também: Número de casos de coronavírus pode ser maior no Brasil