
5 fatos históricos que você precisa conhecer sobre a Represa Salto Grande de Americana
5 de junho de 2020
Água, o bem maior
9 de junho de 20205 fatos sobre Chico Sardelli que você talvez não saiba

Legenda: Chico em atuação como presidente da Alesp
Muitos americanenses conhecem a figura do nosso querido Chico Sardelli, sempre presente e atuante na conquista de pedidos da sociedade para Americana. O que talvez os cidadãos precisam saber são as ações políticas desenvolvidas por Chico Sardelli e que resultaram em muito conhecimento sobre o funcionamento do governo nas esferas municipal, estadual e federal.
Para Chico, a política é necessária para a organização da sociedade e deve ser feita por pessoas capacitadas, com foco no interesse coletivo. Por isso selecionamos cinco fatos sobre a história de Chico Sardelli que você talvez não saiba.
1.Líder e Presidente da Assembleia Legislativa
Chico Sardelli foi eleito em 2006 e reeleito em 2010 para o cargo de deputado estadual pelo Partido Verde. Sua boa relação com os colegas o levaram a ser escolhido líder da bancada do PV na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por duas vezes.
Em 2013, Chico foi eleito 1º Vice-presidente da Assembleia e, dois anos depois, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa, comandando sessões ordinárias e solenes.
2.Fiscal dos serviços ao público
Sardelli atuou como presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de cargas no Estado de São Paulo. A investigação foi proposta por Chico diante de relatos de atropelamentos, abalroamentos e descarrilamentos de trem em diversas cidades cortadas pela linha férrea, como Americana, por onde passam trens de carga com destino ao Porto de Santos.
Chico Sardelli também foi vice-presidente da CPI das telecomunicações, criada a seu pedido para investigar os serviços prestados pelas operadoras de telefonia em todo o estado. Reclamações quanto à qualidade na oferta de produtos de telecomunicação, envolvendo telefonia fixa, móvel, internet e televisão por assinatura, motivaram a constituição da CPI.
3.Representante dos Têxteis
Uma das primeiras ações do deputado Chico Sardelli foi a proposta de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil e de Confecção do Estado de São Paulo, coordenada por ele durante seus mandatos.
Graças à atuação política constante, a Frente Têxtil teve conquistas importantes como a redução da alíquota de ICMS para a cadeia têxtil e de confecção, de 18% para 12%, em seguida de 12% para 7% e por fim, de 7% para 0%.
Os resultados concretos levaram Chico Sardelli a aceitar o convite e integrar novamente a Frente Parlamentar Têxtil em 2019, dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores.
4.Patrono das Guardas Municipais
Chico Sardelli também é patrono das Guardas Municipais do Estado de São Paulo pois tem muito apreço e carinho pelo trabalho desenvolvido pelos patrulheiros. Para Chico, a guarda municipal é essencial na oferta de segurança pública de qualidade aos cidadãos.
Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais na Assembleia Legislativa, Chico solicitou a criação de um grupo de trabalho para a incorporação das ações das Guardas Municipais na SSP (Secretaria de Segurança Pública) estadual, responsável pelas atuações das Polícias Civil e Militar.
Chico também é autor da lei que permite o investimento do governo estadual diretamente nas guardas municipais, sem a necessidade de que os recursos sejam destinados aos cofres das prefeituras.
A lei, em vigor desde 2016, promove agilidade na liberação de valores para a compra de equipamentos, coletes à prova de balas para os patrulheiros e uniformes para a corporação.
5.Vivência na vida pública
A capacidade de planejamento e a simpatia se mostraram os diferenciais de Chico Sardelli desde o início de sua história de vida, em 1989, com sua eleição para presidir o Rio Branco Esporte Clube, em Americana. Com a ascensão do clube à primeira divisão, seu trabalho foi reconhecido pela sociedade, que o fez deputado federal em 2000.
Sempre bem relacionado, Chico exerceu o mandato até 2003, quando foi convidado a chefiar o escritório do Governo do Estado de São Paulo em Brasília, função que exerceu até maio de 2004. No ano seguinte, voltou a desempenhar a função de deputado federal, conquistando vasto conhecimento sobre a organização e funcionamento dos ministérios e órgãos dos governos federal e estadual.
Sua eleição como deputado estadual em outubro de 2006 e os mandatos seguintes levaram Chico Sardelli a aprofundar suas relações com a vida pública e a se tornar um grande conhecedor do governo estadual e dos municípios paulistas, que sempre receberam grande atenção por parte de Chico.
Este bom relacionamento com o meio político permanece até os dias atuais e Chico Sardelli segue conquistando investimentos e recursos para as cidades paulistas, como recursos para o combate à pandemia de Covid-19 em Americana.

Gostou do conteúdo? Confira também: Mais R$ 500 MIL para o combate ao Coronavírus