
O desejo de retomar a vida
28 de abril de 2020
Administrações Regionais de Americana: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto
1 de maio de 2020Respirador criado na USP é aprovado em humanos

Um ventilador pulmonar emergencial criado por engenheiros da USP (Universidade Estadual de São Paulo) pode ser a nova esperança para a falta do equipamento, verificada a nível mundial diante da pandemia de coronavírus.
O respirador “Inspire” foi aprovado em testes com humanos, fica pronto em duas horas, utiliza componentes nacionais e custa até 15 vezes menos que um aparelho comercial. O protótipo do respirador vai passar pela aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O respirador foi testado em quatro pacientes internados no Incor (Instituto do Coração) do HC (Hospital das Clínicas) da USP entre os dias 17 e 19 de abril. A avaliação dos técnicos é de que o equipamento foi aprovado e, segundo eles, não houve problemas com os pacientes ventilados mecanicamente. Antes disso, o protótipo foi testado em animais e as avaliações também comprovaram a eficácia do equipamento.

O respirador Inspire custa em média R$ 1 mil e pode ser produzido em até duas horas. O preço médio de um ventilador comercial gira em torno de R$ 15 mil, segundo os criadores do novo equipamento.
Uma equipe de 40 pesquisadores da Escola Politécnica da USP projetou o equipamento na tentativa de suprir a necessidade de ventiladores pulmonares durante a pandemia. O grupo é formado por engenheiros biomédicos, mecânicos, mecatrônicos, eletrônicos e de produção, estudantes e representantes da iniciativa privada.
Gostou do conteúdo? Confira também: Retração econômica na América Latina e no Caribe pode chegar a 5,3%