
4 marcos históricos da cidade de Americana que talvez você não conhecia
13 de fevereiro de 2020
5 praças para crianças em Americana que você precisa conhecer
18 de fevereiro de 2020Universidade gratuita para todos

Encheu meu coração de alegria ler a reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo sobre a conquista do paraense Alcyr Ataíde Carneiro, que aos 60 anos de idade foi aprovado no vestibular e vai cursar a faculdade de enfermagem. Alcyr ficou famoso com a divulgação da foto de sua mãe, a sra. Aglair Carneiro, de 90 anos, raspando o cabelo do novo calouro da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A história de vida do sr. Alcyr se assemelha às trajetórias de muitos brasileiros.
Nascido em uma família pobre, ele mora em uma casa de madeira alugada na periferia de Belém. Trabalha há 23 anos capinando e limpando quintais e, com a renda do serviço, sustenta a si mesmo e à mãe. Teve de vender seu botijão de gás para custear o cursinho preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É o único filho de dona Aglair a cursar uma faculdade. Antes dele, um dos sobrinhos se formou médico e ajudava o tio doando a ele suas roupas usadas.
Para se dedicar aos estudos, sr. Alcyr dormia duas horas por noite durante o cursinho. O relato de seu sacrifício só demonstra a desigualdade de oportunidades que muitas pessoas enfrentam para concluir ou avançar em sua educação.
É comum encontrar o sr. Alcyr por aí. Não o paraense em questão, mas gente como ele. São pessoas de todas as idades que, quando crianças, deixaram a escola para ajudar no sustento da casa. Sem estudo ou novas qualificações, enfrentam um mercado de trabalho cada dia mais exigente.
Pensando em cada sr. Alcyr que conheci em mais de 30 anos de vida pública, me dediquei à implantação de universidades virtuais gratuitas em todo o Estado de São Paulo. Hoje são 373 polos da Univesp em 316 municípios paulistas. As aulas ministradas por professores da USP, Unicamp e Unesp começam agora em fevereiro. Não há limite de idade e o interessado precisa apenas ter concluído o Ensino Médio.
A graduação é oferecida em ambiente virtual e o estudante tem flexibilidade para assistir às aulas onde e quando quiser. Nos polos, encontra a infraestrutura necessária para estudar, com computadores, impressoras e acesso à internet.
Nesse espaço físico também acontecem atividades como provas e discussões em grupo. Em Americana, o polo presencial funciona no Ciep da Cidade Jardim.
Quase 17 mil vagas foram oferecidas no Vestibular 2020 da Univesp. São pessoas que, como o sr. Alcyr, terão novas oportunidades de crescimento profissional. Ser capaz de mudar a vida de alguém para melhor é, de longe, o que mais me orgulha em toda minha carreira.
Gostou do conteúdo? Confira também: Ouçam Greta Thunberg ou você já foi às Ilhas Maldivas?