
Mais R$ 500 MIL para o combate ao Coronavírus
12 de maio de 2020
6 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a Estação Ferroviária de Americana
15 de maio de 2020Chico Sardelli divulga manifesto sobre a Reabertura Responsável e Gradual do Comércio em Americana

Legenda: Centro de Americana - Foto Divulgação: Marcelo Rocha / O Liberal
A saída gradual da quarentena e a reabertura gradual do comércio começam a ser mais debatidas no estado, após o governador João Doria prorrogar mais uma vez o decreto estadual que suspende atividades econômicas consideradas não essenciais no Estado.
Esta questão tem sido o levante de fortes discussões, além de manifestações e carreatas por parte da população do estado à favor do afrouxamento do isolamento social e reabertura das atividades econômicas em certas cidades e Municípios, como é o caso de Americana.
Em preocupação constante com o assunto e visando reativar a economia, atento também à capacidade de atendimento na saúde, Chico Sardelli, lança uma carta aberta apresentando proposta para realização de reabertura do comércio de Americana.
A ideia é possibilitar o retorno gradual de atividades empresariais obedecendo padrões e cuidados estabelecidos para preservar a saúde da população.
Chico está em contato constante com a população em suas redes sociais e canais de comunicação, onde ativamente tem defendido o assunto:
“Acredito que podemos fazer uma abertura programada e responsável do comércio em nossa região. Tenho defendido a ideia frente ao número de casos registrados até o momento. Temos que agir com consciência para reabrir o comércio de uma forma gradual e responsável ou a economia de Americana será intensamente prejudicada”, comenta Chico em uma publicação de sua página oficial nas redes sociais.
O documento de Proposta para Reabertura do Gradual do Comércio de Americana, apresentado pelo nosso querido Chico, está disponível para consulta e download. Confira:
PROPOSTA DE REABERTURA DO COMÉRCIO EM AMERICANA
Em atenção ao momento único enfrentado pela humanidade pelas consequências da pandemia de coronavírus e ciente de que a Covid-19 se fez realidade no cotidiano do mundo, do país e dos estados brasileiros, indistintamente, proponho um PLANO DE AÇÃO para a REABERTURA DO COMÉRCIO DE AMERICANA, de forma gradual e responsável, em respeito à saúde coletiva e em atenção à economia local.
É de conhecimento público que os setores de COMÉRCIO e de SERVIÇOS são os principais afetados pelo decreto de quarentena imposto igualitariamente em todo o Estado de São Paulo. No entanto, as características e a capacidade de atendimento dos serviços de saúde não foram considerados em um recorte regionalizado e que, no caso de Americana, PERMITIRIA A REABERTURA ORDENADA e a garantia de milhares de empregos.
O encerramento massivo das atividades gera prejuízos em diversas áreas além da economia. As saúdes física e mental são fortemente afetadas pelo isolamento social e pela ausência de convívio familiar e entre amigos. A impossibilidade de praticar exercícios físicos, respeitada a distância segura e com os devidos cuidados, prejudica o sistema imunológico.
Estes são apenas alguns impactos negativos da quarentena sem o recorte regionalizado. É importante lembrar que os casos de coronavírus em Americana estão sob os devidos cuidados médicos e que o sistema de saúde tem absorvido os poucos novos registros positivos da doença com qualidade no atendimento.
O cronograma proposto visa MINIMIZAR O IMPACTO ECONÔMICO e ao mesmo tempo PRESERVAR VIDAS E EMPREGOS EM AMERICANA, devendo ser revisto imediatamente conforme o avanço da doença e a taxa de ocupação dos leitos hospitalares para o atendimento da população americanense.
A proposta é dividida em ciclos, a saber:
1° CICLO: Início dia 18 de Maio
Abertura de todo o comércio de Americana com a limitação máxima de 30% da capacidade operacional verificada por meio dos AVCBs (Autos de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para cada estabelecimento.
NORMAS OBRIGATÓRIAS:
- Todas as empresas indiscriminadamente deverão dispor álcool em gel 70% para clientes nas entradas, sendo obrigatório o uso do produto pelos consumidores.
- Consumidores, atendentes e lojistas devem usar máscaras cobrindo nariz e boca durante todo o período comercial, para o bem da saúde coletiva, sob pena de responsabilização. Pessoas sem máscara de uso pessoal e intransferível estão sujeitas a serem barradas na porta dos comércios.
- É obrigatório o respeito ao distanciamento social de 2 metros, sempre que possível, além do funcionamento dos estabelecimentos com portas e janelas abertas, de forma a garantir a ventilação dos ambientes.
2º CICLO: Início dia 08 de Junho
Aumento da capacidade operacional em todo o comércio para o índice de 60%, observando as normas obrigatórias dispostas anteriormente.
3º CICLO: Início dia 06 de Julho
Abertura de 100% do comércio local, seguindo as normas obrigatórias.
Tal cronograma foi concebido de forma a permitir a retomada responsável e planejada do novo cotidiano de mais de 233 mil americanenses e sua adoção deve obrigatoriamente estar associada ao monitoramento constante dos casos confirmados e da capacidade de atendimento do serviço de saúde – podendo ser revogado de forma imediata conforme a necessidade.
Pelo bem coletivo e de saúde pública, apoio e subscrevo a presente proposta de reabertura do comércio de Americana.
Chico Sardelli.
VEREADORES DE AMERICANA – SP QUE APOIAM O MANIFESTO:
Thiago Martins
Pedro Peol
Odir Demarchi
Léo da Padaria
Geraldo Fanali
A proposta também está disponível para consulta e download. Basta clicar na imagem abaixo:

TENHA ACESSO AGORA MESMO AO DOCUMENTO NA ÍNTEGRA.
Gostou do conteúdo? Confira também: Devemos apoiar os empreendedores locais