Legenda: Moeda Brasileira - Foto Divulgação Infomoney
A Caixa lançou o site e aplicativo para solicitar auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200. Este auxílio é muito importante para não deixar as famílias desassistidas. Têm direito ao benefício trabalhadores informais, desempregados, MEIs e contribuintes individuais do INSS.
Aqueles que já recebem o Bolsa Família, ou que estão inscritos no Cadastro Único, não precisam se inscrever pelo aplicativo. O pagamento será feito automaticamente.
Confira mais a respeito do auxílio:
O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus (COVID – 19).
O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família. Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00.
Para ter acesso ao auxílio emergencial, a pessoa deve cumprir, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos:
Confira o passo a passo para solicitar o auxílio pelo site da Caixa Econômica Federal:
Passo 1: O trabalhador deve acessar a página inicial do site da Caixa (https://auxilio.caixa.gov.br):
Passo 2: Na página seguinte, vêm os requisitos necessários para ter direito ao auxílio emergencial. É preciso concordar com os termos e permitir o acesso aos dados:
Passo 3: Em seguida, o trabalhador informal deve preencher dados como nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe:
Passo 4: Em seguida, é necessário preencher o número do celular para receber um código de verificação por SMS:
Passo 5: Assim que chegar por SMS, o código de verificação deve ser colocado no campo “código recebido”:
Passo 6: O trabalhador deve então informar a renda, o ramo de atividade, estado e cidade:
Passo 7: O trabalhador deve informar em seguida os dados dos integrantes da família que moram com ele:
Passo 8: O trabalhador escolhe se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital:
Passo 9: Após informar a opção, trabalhador deve fornecer seu documento (RG ou CNH):
Passo 10: Em seguida vêm os dados fornecidos pelo trabalhador:
Passo 11: Na tela final, vem o aviso de que o pedido do auxílio emergencial está em análise:
Confira o passo a passo para solicitar o auxílio pelo aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. O aplicativo já está disponível tanto na versão Android pelo Google Play quanto na versão IOS (Iphone) pela Apple Store:
Passo 1 – O trabalhador deve acessar a página inicial do aplicativo:
Passo 2 – Na página seguinte, vêm os requisitos necessários para ter direito ao auxílio emergencial:
Passo 3 – Em seguida, o trabalhador informal deve preencher dados como nome completo, CPF e data de nascimento:
Passo 4 – Em seguida, é necessário preencher o número do celular para receber um código de verificação por SMS:
Passo 5 – Assim que chegar por SMS, o código de verificação deve ser colocado no campo “código recebido”:
Passo 6 – O trabalhador deve então informar a renda, o ramo de atividade, estado e cidade:
Passo 7 – O trabalhador deve informar em seguida os dados dos integrantes da família que moram com ele:
Passo 8 – O trabalhador escolhe se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital:
Passo 9 – Após informar a opção, trabalhador deve fornecer os dados da conta:
Passo 10 – Em seguida, vêm os dados fornecidos pelo trabalhador para revisão:
Passo 11 – Mais dados fornecidos pelo trabalhador para revisão:
Vale lembrar que apenas para as pessoas que não tenham acesso à internet será possível também fazer o registro em Agências da Caixa ou Lotéricas. O cadastro presencial será uma exceção, apenas em último caso.
A Caixa também disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial. Não será possível se inscrever pelo telefone, apenas tirar dúvidas.
Os primeiros benefícios começarão a ser pagos na quinta-feira, 09/04, para quem está nos cadastros do governo.
Os trabalhadores autônomos ainda não cadastrados terão o pagamento efetuado até 48 horas depois da conclusão do cadastro no aplicativo/site. O benefício será depositado em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos.
Aqueles que já tiverem contas na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil receberão o benefício primeiro.
Para quem não tem conta atualmente, a Caixa Econômica Federal vai abrir contas digitais gratuitas. Essas contas vão permitir que os beneficiários façam pagamentos de contas de consumo e transferências gratuitamente.
Neste primeiro momento, os informais não poderão sacar o dinheiro das contas poupanças digitais, apenas fazer transações digitais, como transferências e pagamentos. O cronograma de saque só será divulgado na semana que vem, de acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas. O próprio aplicativo, ao analisar o CPF, verificará se o trabalhador cumpre os requisitos exigidos pela lei para o recebimento da renda básica.
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