
10 ações culturais para você focar na quarentena!
17 de julho de 2020
Olhar para o futuro e pensar no presente
30 de julho de 2020As 6 grandes partidas já disputadas pelo Rio Branco

Legenda: RIO BRANCO 2X0 GRÊMIO OSASCO - SÉRIE A-3 2012 - Foto Divulgação - Foco no Esporte
Vários jogos marcaram a história do Rio Branco Esporte Clube. Apesar dos poucos títulos como time profissional, o Tigre por muito tempo fez frente a grandes clubes, surpreendendo campeões tradicionais.
Conhecido como grande revelador de craques, o Tigre montou vários elencos fortes, principalmente na década de 1990, conseguindo resultados expressivos e que marcaram sua história.
Conheça as seis grandes partidas já disputadas pelo Rio Branco:
Rio Branco 0 x 0 Olímpia (1990) – O sonho se torna realidade
Em 1º de dezembro de 1990 o Tigre conseguiu o tão esperado acesso à 1ª divisão do Campeonato Paulista, feito que marcaria o início de mais de uma década de glórias. O empate contra o Olímpia por 0 a 0, jogando fora de casa, garantiu ao Rio Branco o vice-campeonato da Divisão Especial (equivalente a segunda divisão na época) com uma rodada de antecipação.
O Olímpia foi o campeão naquele ano, porém não sentiu o gostinho de bater o Tigre. O time americanense já havia vencido o rival do acesso no primeiro turno, por 1 a 0, no estádio Décio Vitta, e só não garantiu a primeira posição no hexagonal final por conta de dois tropeços contra outro adversário: o Marília (derrotas em Marília e em Americana).
O momento histórico foi comemorado com 5 mil litros de chopp para a torcida – que registrava média de 5 mil pessoas por jogo no estádio Décio Vitta – e direito a trio elétrico e carreata pela cidade, tudo organizado pelo então presidente Chico Sardelli e sua diretoria.
Rio Branco 1 x 0 São Paulo (1993) – Tigre surpreende o Campeão Mundial
Uma partida cheia de ingredientes especiais. O jogo era histórico, em seu ano de estreia na principal divisão do Campeonato Paulista, o Rio Branco recebia pela primeira vez um clube grande em seu estádio. E era nada menos que o atual campeão mundial São Paulo, de Telê Santana, Raí, Muller e companhia.
A torcida fez sua parte: os mais de 19 mil expectadores garantiram àquela noite de terça-feira, dia 9 de março de 1993, o jogo com maior público da história do Estádio Décio Vitta até hoje.
E o Tigre não decepcionou seus torcedores: aos 29 minutos do segundo tempo, após cobrança de falta de Carlinhos Capixaba, o atacante Edmar se antecipou à zaga são-paulina e marcou o gol da vitória do Rio Branco.
O resultado foi a arrancada para a campanha que renderia ao clube americanense vaga na segunda-fase do Estadual, garantindo a oitava colocação no campeonato disputado por 30 clubes.
Rio Branco 4 x 2 Santos (1995) – Goleada contra o Peixe de Giovanni
A década de 1990 foi, sem dúvida, o período de maiores glórias do Tigre americanense. Com a fama de “celeiro de craques”, por revelar vários jogadores que viriam a fazer sucesso no futebol mundial, o Rio Branco era temido também pelos clubes grandes.
Tanto que, em 23 de março de 1995, o time não tomou conhecimento do Santos, que tinha nomes como Giovanni, Jamelli e Gallo em sua escalação. Naquela noite de quinta-feira, frente a mais de 12 mil torcedores que encheram o estádio Décio Vitta, o Tigre bateu o Peixe por 4 a 2. O destaque ficou por conta do atacante Marcelo Carioca, que marcou três vezes.
O elenco de 1995 ainda tinha nomes como Sinhá, Robert, Flávio Costa, Mineiro, Marcos Assunção e Marcelinho Paraíba.
Rio Branco 5 x 2 Palmeiras (2000) – O maior placar contra um grande
Mais uma vez o Tigre se via frente à frente a um campeão internacional. No dia 9 de abril de 2000, um domingo, o time americanense recebia o Palmeiras, atual vencedor da Copa Libertadores da América e favorito no Grupo 5 do Campeonato Paulista daquele ano.
Numa tarde infeliz do goleiro Marcos, que falhou em pelo menos dois gols, o Rio Branco ignorou a grandeza do adversário e aplicou sua maior goleada contra um time de primeiro escalão: 5 a 2, sendo quatro gols do atacante Marcus Vinícius, que naquele momento se tornava artilheiro da competição.
Naquele ano o Rio Branco tinha um grande elenco, com nomes que fizeram história pelo Tigre, como Alberto, Ludemar, Célio Lúcio e Anaílson. A equipe avançou até a terceira fase do Paulistão, terminando entre os oito primeiros colocados, e formou a base do time que viria a ser sexto colocado no Estadual do ano seguinte (2001).
União Barbarense 0 x 6 Rio Branco (2006) – Eterno 6 a 0
Conhecido pelos rio-branquenses como “Eterno 6 a 0”, o resultado do jogo é a maior goleada da história do derby. Na noite de quarta-feira, 19 de julho de 2006, o Rio Branco fez muito mais que encerrar um jejum de quatro anos sem vencer o arquirrival União Barbarense.
Em pleno estádio Antônio Guimarães, a goleada histórica rendeu ao clube a liderança da chave na Série C do Campeonato Brasileiro e instaurou uma crise no time vizinho.
Uma curiosidade do jogo foi o equilíbrio na primeira metade da partida. Quem desligou o rádio aos 44 minutos do primeiro tempo e foi dormir certamente se surpreendeu ao ver o resultado no dia seguinte, pois o Rio Branco só abriu o placar aos 45 minutos. Os outros cinco gols foram marcados na segunda etapa.
Os pontos negativos do jogo foram as três expulsões de jogadores do União Barbarense – que reclamaram muito da arbitragem – e o pequeno público: menos de mil pessoas foram ao estádio acompanhar a partida.
Rio Branco 2 x 0 Grêmio Osasco (2012) – O primeiro título da era profissional
A vitória sobre o Grêmio Osasco na manhã daquele domingo, 20 de maio de 2012, marcou menos pela partida, mas muito mais pelo que ela representava: a taça da Série A-3 (equivalente à terceira divisão do futebol paulista) foi o primeiro título do Rio Branco na era profissional.
O Tigre precisava só empatar para ser campeão. Mas Túlio marcou dois gols, ainda no primeiro tempo, e confirmou o favoritismo do time americanense. A conquista rendeu até desfile em carro aberto pelas ruas e avenidas da cidade.
Apesar das boas campanhas na década de 1990, o time precisou ser rebaixado para levantar seu primeiro troféu. A conquista deu esperanças ao torcedor de uma nova fase de glórias, o que, infelizmente, não aconteceu. Nos anos seguintes o Tigre despencou e atualmente disputa a última divisão do Campeonato Paulista.

Gostou? Confira também: As maiores conquistas do Rio Branco – Conheça um pouco mais sobre a história do Tigre de Americana!